IT Insight
11.6.2018

Saphety lidera projeto pioneiro em hospitais portugueses e espanhóis


As 26 entidades envolvidas no SAPHeIN vão trabalhar no sentido de promover a desmaterialização de documentos comerciais trocados entre os hospitais e os seus fornecedores.


A Saphety, no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility in Telecom, convidou 26 entidades a participar no projecto SAPHeIN do CEF Telecom.

O CEF Telecom, programa focado na adoção e facilitação da faturação eletrónica a nível europeu, visa promover a adoção da Diretiva Comunitária 2014/55/EU e preparar a implementação da nova Norma Europeia sobre faturação eletrónica, publicada no decorrer de 2017, e tem um orçamento de cerca de 300 milhões de euros, que representa parte do orçamento de 1,04 mil milhões que a União Europeia destinará até 2020 para impulsionar os serviços digitais transeuropeus e que visa criar um padrão comum interoperável.

O projeto SAPHeIN, focado no setor da Saúde, existe para promover a desmaterialização de documentos comerciais (encomendas, guias de remessa e faturas) trocados entre os hospitais e os seus fornecedores. Este projeto é promovido por um consórcio que envolve a Saphety, como líder e provedor da solução de EDI & Electronic Invoicing, seis dos maiores hospitais públicos portugueses (Centro Hospitalar de Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar São João e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca) e um dos maiores hospitais em Espanha (Hospital Universitário La Paz, em Madrid), estando já preparados para implementar a solução.

O projeto deverá estar concluído até Agosto de 2018 e é pioneiro na promoção da adoção da solução de faturação eletrónica pela rede de fornecedores dos hospitais. Para além dos membros do consórcio, o projeto visa a implementação da rede de EDI para 26 dos fornecedores para assim fazerem parte integrante dos projetos piloto implementados nos hospitais.

O Connecting Europe Facility (CEF) é um programa da União Europeia que visa facilitar a interação transfronteiriça entre as administrações públicas, empresas e cidadãos, através da implementação de infraestruturas digitais de serviços e redes de banda larga. Os projetos apoiados contribuirão para a criação de um ecossistema europeu de serviços digitais interligados que sustentarão o Mercado Único Digital.

 

Notícia original publicada na IT Insight, a 11/06/2018.

URL: https://www.itinsight.pt/news/digital/saphety-lidera-projeto-pioneiro-em-hospitais-portugueses-e-espanhois

Subject: EDI & Electronic Invoicing, SaphetyDoc, Portugal, 2018