20.6.2018

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

Saphety e Teleflex juntas na desmaterialização dos documentos comerciais dos 6 maiores hospitais portugueses e do Hospital Universitario La Paz, em Madrid.

A Saphety, empresa do grupo Sonae especializada em troca eletrónica de documentos e faturação eletrónica, no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras entidades, a Teleflex a participar no projecto SAPHeIN do CEF Telecom.

O CEF Telecom, programa focado na adoção e facilitação da faturação eletrónica a nível europeu, visa pro-mover a adoção da Diretiva Comunitária 2014/55/EU e preparar a implementação da nova Norma Europeia sobre faturação eletrónica, publicada no decorrer de 2017, e tem um orçamento de cerca de 300 milhões de euros, que representa parte do orçamento de 1,04 mil milhões que a União Europeia destinará até 2020 para impulsionar os serviços digitais transeuropeus e que visa criar um padrão comum interoperável.

O projeto SAPHeIN, focado no setor da Saúde, existe para promover a desmaterialização de documentos comerciais (encomendas, guias de remessa e faturas) trocados entre os hospitais e os seus fornecedores. Este projeto é promovido por um consórcio que envolve a Saphety, como líder e provedor da solução de EDI & Electronic Invoicing, seis dos maiores hospitais públicos portugueses (Centro Hospitalar de Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar São João e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca) e um dos maiores hospitais em Espanha (Hospital Universitário La Paz, em Madrid), estando já preparados para implementar a solução.

O projeto deverá estar concluído até agosto de 2018 e é pioneiro na promoção da adoção da solução de fatu-ração eletrónica pela rede de fornecedores dos hospitais. Para além dos membros do consórcio, o projeto visa a implementação da rede de EDI (electronic data interchange) para 26 dos fornecedores para, assim, fazerem parte integrante dos projetos piloto implementados nos hospitais.

A Teleflex escolheu a Saphety como parceira pela experiência, inovação e capacidade tecnológica que tem vindo a desenvolver no setor da saúde hospitalar. A Saphety, por seu lado, face ao número de documentos transacionados entre a Teleflex e os hospitais, reconhece a importância da Teleflex enquanto empresa global e com forte presença neste mercado.

Esta parceria beneficiará as duas partes na troca e partilha de ideias e processos. A inovação da Teleflex alia-da à experiência da Saphety será uma combinação para o sucesso deste e doutros projectos ligados à desma-terialização de documentos e automatização de processos.

A Saphety (saphety.com) é uma empresa líder em soluções de troca eletrónica de documentos, faturação eletrónica e sincronização de dados entre empresas. Atualmente, a sua carteira de clientes conta com mais de 3900 empresas e mais de 160 mil utilizadores em 37 países.

Sobre a Telefelex
O Teleflex é um fornecedor global de tecnologias médicas projetadas para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A Teleflex aplica a inovação orientada por objetivos - uma busca implacável de identificar necessidades clínicas não atendidas - para beneficiar pacientes e prestadores de cuidados de saúde. Possui um portfólio diversificado, com soluções nos campos de acesso vascular e intervencional, cirúrgico, anestesia, cuidados cardíacos, urologia, medicina de emergência e cuidados respiratórios. Os funcionários da Teleflex em todo o mundo estão unidos no entendimento de que o que fazem todos os dias faz a diferença.

Tomás Mendes dos Santos | Communication Consultant
tomassantos@youngnetworkgroup.com